Conheça as tomadas TUG e TUE e confira dicas de compra.

À primeira vista pode parecer que todas as tomadas são iguais e que seguindo o padrão brasileiro já está de bom tamanho. Porém os leitores mais detalhistas sabem que a tomada pode também fazer parte da decoração de um ambiente. Não é à toa que a indústria tem trabalhado em diferentes tipos e modelos de tomadas e interruptores para atender o gosto dos clientes mais exigentes.

Mas vale lembrar que a tomada também tem suas funcionalidades – afinal de contas é por meio dessa peça que ligamos nossos aparelhos na rede elétrica. Mas você sabia que existem tomadas que são adequadas para cada funcionalidade? Hoje nós do Blog da Elbran abordaremos as diferenças entre a Tomada de Uso Geral (TUG) e a Tomada de Uso Específico (TUE) e daremos algumas dicas de ouro para te ajudar a comprar a tomada ideal para sua casa. Antes de mais nada, vamos explicar o que é cada tomada.

As Tomadas de Uso Geral (TUG)

As TUGs, como o próprio nome diz, são tomadas de uso geral destinadas à ligação de aparelhos que consomem até 10 amperes de corrente. Essa é a maior parte das tomadas que são instaladas pela casa e são utilizadas para ligar aparelhos televisores, rádios, carregadores de celular entre outros e estão localizadas em praticamente todos os cômodos de uma residência.

O diâmetro dos furinhos da tomada de 10 amperes é de 4 mm e recomenda-se a instalação em conjunto com fios de bitola 2,5 mm e disjuntor adequado para o projeto elétrico.

As Tomadas de Uso Específico (TUE)

As TUEs são utilizadas para equipamentos que consomem corrente elétrica nominal entre 10 e 20 amperes. São utilizadas para eletrodomésticos estacionários que demandam uma alta corrente de funcionamento tal como máquina secadora, micro-ondas, fogão elétrico, cafeteiras entre outros.

É importante atentar-se que os orifícios da tomada têm diâmetro de 4,8 mm e, portanto, são maiores que o diâmetro das TUGs. Por esse motivo é importante fazer um planejamento de onde as TUEs serão instaladas para que a tomada seja compatível com o plugue do eletrodoméstico.

É muito comum ver no mercado adaptadores de tomadas com fêmea 20 A e macho 10 A. Utilizar essa peça pode ser muito prática, porém perigosa, uma vez que a fiação e o disjuntor não estão preparados para suportar um alto consumo de corrente. Isso pode ocasionar superaquecimento dos fios e um eventual incêndio.

 

Como comprar TUG e TUE?

As TUGs não têm segredo nenhum de compra, basta escolher o modelo que mais agrada. Lembre-se sempre de checar se as tomadas são certificadas pelo Inmetro e são adequadas para o equipamento a ser ligado.

Já para as TUEs, é preciso ter alguns cuidados. Lembre-se de checar se a tomada é preparada para suportar correntes de até 20 amperes. Além disso, vale lembrar que tomadas que tenham tensão de 220 volts precisam ser sinalizadas. Hoje existem no mercado tomadas na cor vermelha para diferenciar os pontos de eletricidade 110v e 220v.

Cabe ressaltar também que todo o sistema elétrico da sua casa precisa estar preparado para suportar um eletrodoméstico que consuma corrente maior que 10 amperes. Dessa forma, antes de sair trocando suas tomadas, consulte um eletricista ou um engenheiro elétrico para que ele possa avaliar a situação da instalação de sua residência.

Não deixe também de acessar nossa loja virtual em www.elbran.com.br. Nós temos as melhores soluções em elétrica e iluminação para a sua casa. Antes de construir ou reformar, não deixe de consultar a Elbran. Acesse já!

Venha conferir em nossas lojas ou site!
 
Loja 1
Rua Santa Ifigênia, 724
Tel – (11)3226-0010
Loja 2
Rua Santa Ifigênia, 680
Tel. – (11)3226-0102
Loja 3
Rua General Osório, 152
Tel. – (11)3224-2030
Televendas (11) 3855-4450 ou no WhatsApp (11)984208810
www.elbran.com.br
#elbranOn #elbranoficial #materialeletrico #eletrica #eletricidade #elbran #materialelétrico