Desvendando a elétrica – O que é Kilowatt-hora (kWh) e como calcular o consumo da minha casa?

A energia elétrica é um recurso indispensável nos dias de hoje de tal forma que ficar algumas horas sem eletricidade impacta muito nossa vida a dia a dia. Mas você sabe como a concessionária de eletricidade da sua região faz para medir o seu consumo elétrico? Você deve ter respondido “por meio do relógio de luz, ora! ”. Certo, certo, mas e como funciona o relógio de luz? Essa é a dúvida de hoje que o Desvendando a Elétrica irá responder.

 

Como funcionam os equipamentos elétricos?

Para entendermos o funcionamento do relógio de luz é preciso, antes de mais nada, entender um pouco sobre os conceitos básicos de elétrica e sobre como os equipamentos eletroeletrônicos da sua residência funcionam. Já abordamos esses assuntos aqui no Blog em dois textos. No primeiro falamos sobre o que é tensão e corrente e no segundo abordamos o conceito de potência elétrica. Se você ainda não leu esses textos, o convidamos a tirar alguns minutos para entender essas importantes grandezas elétricas e preparar o terreno para aprender sobre o funcionamento do medidor de energia da sua residência.

Na sua conta de eletricidade a concessionária faz o cálculo do consumo de energia em Kilowatt-hora, abreviado por kWh. Isso significa que o relógio medidor registra a potência consumida durante um determinado período de tempo em horas. Podemos formular então o consumo da seguinte maneira:

Energia consumida (em kWh) = potência (em kW) X tempo (em horas)

Vamos ilustrar com um exemplo prático. Uma residência teve, no mês de outubro, um consumo total de 300 kWh de energia. Um mês com 30 dias tem 720 horas (basta multiplicar 24 horas por 30). Então aplicando a fórmula acima vamos ter o seguinte resultado:

Energia = potência consumida (em kW) x tempo (em horas)

300 kWh = potência consumida x 720 horas

Potência consumida = 300 kWh/720 horas

Potência consumida = 0,416 kW = 416 W

Essa conta mostra que, na média, a cada hora sua residência consumiu 416 Watt, ou o equivalente ao consumo de um liquidificador ligado 24 horas por dia durante todo o mês.

Como calcular o consumo de um aparelho?

Sabendo da fórmula de consumo de energia, basta aplicarmos os dados para saber o consumo de um aparelho em um mês. Vamos tomar como exemplo o chuveiro. Esse eletrodoméstico tem uma potência de 3.500 W – ou 3,5 kW (se você quiser transformar Watts em Kilowatts, clique aqui). Por dia uma pessoa toma 2 banhos de 10 minutos, o que significa 20 minutos por dia. Em um mês de 30 dias, gasta-se 600 minutos com banho, o equivalente a 10 horas. Vamos agora aplicar a fórmula:

Energia consumida (em kWh) = potência (em kW) X tempo (em horas)

Energia consumida = 3,5 kW X 10 horas

Energia consumida = 35 kWh

Você pode aplicar essa fórmula e descobrir quanto cada eletrodoméstico consome de energia ou então somar a potência de todos os seus equipamentos e aplicar a fórmula. A UNESP tem uma tabela com o consumo em Watts aproximado de cada eletrodoméstico. Para acessar essa tabela, clique aqui.

Como o meu relógio mede o consumo?

Basicamente o relógio faz a leitura da corrente que entra na sua residência. Como a tensão já é pré-definida pela concessionária a grandeza que varia é a corrente. Se tivéssemos um amperímetro – equipamento que mede a corrente elétrica – ligado na entrada da caixa de luz, poderíamos ver que o consumo de corrente da casa é proporcional a forma como o relógio de luz registra o gasto de energia: quanto mais corrente entra na residência, maior é o gasto de energia elétrica registrado pelo relógio.

Gostou da nossa matéria deste mês? Não deixe de comentar se tiver alguma dúvida e se gostou, compartilhe esse texto no seu Facebook. Acesse www.facebook.com/elbran.com.br, curta e compartilhe nossos textos.

E lembre-se, a Elbran tem os melhores materiais elétricos para sua reforma e construção. Antes de construir, consulte nossos especialistas.

Venha conferir em nossas lojas ou site!
 
Loja 1
Rua Santa Ifigênia, 724
Tel – (11)3226-0010
Loja 2
Rua Santa Ifigênia, 680
Tel. – (11)3226-0102
Loja 3
Rua General Osório, 152
Tel. – (11)3224-2030
Televendas (11) 3855-4450 ou no WhatsApp (11)984208810
www.elbran.com.br
#elbranOn #elbranoficial #materialeletrico #eletrica #eletricidade #elbran #materialelétrico