Home / Destaques / Desvendando a elétrica – O que é tensão e corrente?

Desvendando a elétrica – O que é tensão e corrente?

Tensão, corrente, potência, resistência, LED, diferença de potencial são termos que podem assustar os marinheiros de primeira viagem que embarcam no mundo da elétrica. E como a melhor solução para sanar as dúvidas é a informação e o conhecimento, o Blog da Elbran traz para você o “Desvendando a Elétrica”, com textos mensais para ajudar a desmistificar a eletricidade e deixar você, leitor, sempre bem informado. E para começar essa série especial de textos vamos abordar os conceitos básicos de tensão e corrente.

 

 

Talvez você já tenha lido algumas das palavras que citamos acima. Aqui mesmo já utilizamos em alguns de nossos textos as palavras tensão e corrente para indicar essas unidades de grandeza, mas hoje iremos explicar mais a fundo esses conceitos.

Tensão, corrente e mangueira de jardim.

Antes de relacionar a mangueira de jardim com a elétrica, vamos ao conceito básico do que significa tensão e corrente.

Toda fonte de energia elétrica tem uma tensão. De forma conceitual, a tensão é dada pela diferença de potencial elétrico de deslocamento de elétrons entre dois pontos, com o valor expresso em Volts, ou simplesmente V. Já a corrente é fluxo de elétrons que transita dentro de um circuito fechado quando aplicamos uma fonte de energia elétrica, com a medida dada em Ampere (A). Para simplificar vamos pegar um exemplo prático, como uma lanterna.

A lanterna é um circuito fechado, composto de uma pilha e uma lâmpada. A pilha é uma fonte de energia, portanto tem uma diferença de potencial entre os polos positivo e negativo, o que fará os elétrons irem de um polo a outro. Ao conectar uma lâmpada a essa pilha, os elétrons se movimentaram de um polo para outro e irão gerar corrente elétrica, que nada mais é que a quantidade de elétrons que vão de um polo a outro da pilha, e a lâmpada irá acender. Quando a quantidade de elétrons nos dois polos da pilha for igual eles irão parar de se movimentar, não terá mais corrente elétrica e a lâmpada irá apagar.

Para ilustrar vamos fazer uma experiência com uma mangueira de jardim, dois baldes e um pouco de água. Imagine um sistema no qual conectamos dois baldes, com capacidade de 4 litros cada, por meio de uma mangueira de jardim. Um dos baldes está com a capacidade máxima de água, enquanto o outro está vazio, ou seja, a diferença de potencial entre os dois baldes é de 4 litros. Aos poucos a água começa a correr de um balde para o outro, em um fluxo de água constante, até que os dois baldes ficam com a mesma quantidade de água.

Trazendo esse experimento para a elétrica, a diferença de potencial é representada pelos baldes, os elétrons são representados pela água, enquanto a corrente pode ser representada pelo fluxo de água que passa pela mangueira.

Popularmente costumamos nos referir a tensão como voltagem e a corrente como amperagem e normalmente fazemos a pergunta “Qual a voltagem da lâmpada” ou “Qual a amperagem do disjuntor?”. Agora que você já sabe os conceitos de tensão e corrente, você pode dizer “Qual a tensão de operação da lâmpada?” ou “qual a corrente máxima suportada por esse disjuntor?”

Achou essa matéria útil? Então curta  nossa página no Facebook em Facebook.com/elbran.com.br/ e não se esqueça de visitar a loja virtual da Elbran e checar os melhores materiais elétricos para sua reforma e construção.

Veja também

Qual a diferença entre corrente alternada e corrente contínua?

Em algum momento você deve ter ouvido falar sobre essas nomenclaturas, mas será que você …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *