Por que apostar nas lâmpadas LED?

Cenário de crise e de custo com energia elétrico alto com bandeira vermelha nos faz buscar por alternativas para enxugar os custos, economizar no final do mês e aliviar o peso das contas. Nesse contexto, adotar alguns hábitos simples como retirar os eletrodomésticos da tomada podem ajudar a reduzir a conta de luz.

A tecnologia também tem avançado e criado componentes e aparelhos cada vez mais eficientes e que utilizam a energia elétrica da melhor forma possível a fim de diminuir as perdas e o consumo. Um exemplo é a popularização das lâmpadas LED.

No mercado desde 2012, as lâmpadas de LED entraram no varejo com preços exorbitantes e impraticáveis para a maioria dos consumidores brasileiros. Porém nos últimos anos a tecnologia vem sendo barateada e cresceu o número de marcas que oferecem esse tipo de iluminação. O resultado é que hoje em dia é possível encontrar boas opções a preços muito competitivos, começando em R$5,00.

Hoje o Blog da Elbran traz para você os pontos positivos e negativos de se investir nas lâmpadas LED. Nosso objetivo não é abrir a discussão de diferença entre lâmpadas, até porque já trouxemos essa discussão para o nosso blog. Você pode acessar essa matéria clicando aqui.

Vantagens do LED

Eficiência – Como dissemos na abertura dessa matéria, um dos principais diferenciais desse tipo de lâmpada é a eficiência no uso da energia elétrica. Para se ter uma ideia, uma lâmpada LED de 7w tem a capacidade de iluminar tão bem quanto uma fluorescente de 15w.

Durabilidade – Pela forma como é construída e pela tecnologia utilizada, os LEDs podem alcançar um tempo de vida útil muito alto. Algumas marcas estão começando a introduzir no mercado lâmpadas que podem durar até 20 anos.

Opera em baixa tensão – Para os LEDs funcionarem é preciso que a tensão seja baixa, dessa forma o risco de se tomar choque é baixo. Esse é um dos motivos pelos quais as lâmpadas PAR LED são muito utilizadas na criação de projetos de iluminação de piscinas e espelhos d’água.

Gera pouco calor – O sistema LED gera pouco calor e isso significa dois ganhos importantes: (1) evita a incidência de queimaduras por contato e (2) evita o aquecimento de ambientes.

Não emite raio ultravioleta e infravermelho – Esse é um ponto positivo que poupa móveis, tecidos e peças de decoração de serem danificadas.

Dimerização – Hoje no mercado já é possível encontrar modelos que aceitam o uso do dimer – aquele aparelho utilizado para controlar a intensidade de luz do ambiente. Vale ressaltar, porém, que é preciso procurar na embalagem se o modelo que você está comprando é dimerizável. Na dúvida, consulte um especialista.

Desvantagens do LED

Sensibilidade – O LED é um componente sensível, desta forma qualquer sobretensão pode fazer com que o equipamento seja danificado e queime. Nesse caso, vale investir em aparelhos de proteção como os DPS.

Baixa fidelidade de cor – Uma das grandes reclamações dos projetistas e arquitetos é a baixa fidelidade de cor, também conhecido como Índice de Reprodução de Cor – ou IRC. Isso não é um grande problema, mas pode atrapalhar na distinção das diferentes tonalidade e matizes de cores em um projeto decorativo.

Economia a longo prazo – não pense que basta trocar todas as lâmpadas de sua residência para o modelo LED e você já verá economia expressiva na conta de luz. Esse é um investimento de médio/longo prazo no seu orçamento familiar.

Procurando por lâmpadas LED? A Elbran tem vários modelos que cabem na sua casa e no seu bolso. Acesse nossa loja virtual e conheça toda a linha. Clique aqui e  saiba mais.

Venha conferir em nossas lojas ou site!
 
Loja 1
Rua Santa Ifigênia, 724
Tel – (11)3226-0010
Loja 2
Rua Santa Ifigênia, 680
Tel. – (11)3226-0102
Loja 3
Rua General Osório, 152
Tel. – (11)3224-2030
Televendas (11) 3855-4450 ou no WhatsApp (11)984208810
www.elbran.com.br
#elbranOn #elbranoficial #materialeletrico #eletrica #eletricidade #elbran #materialelétrico