Home / Destaques / Desvendando a Elétrica – Aparelho em Standy-By consome energia?

Desvendando a Elétrica – Aparelho em Standy-By consome energia?

Prepare-se, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) já anunciou que neste mês de outubro o Brasil deverá ter bandeira tarifária vermelha. Isso significa que a cada 100 kilowatt-hora a concessionária de energia elétrica aplica um custo adicional de R$3,00 no patamar 1 e R$3,50 no patamar 2. Ou seja, a conta de energia vai pesar no bolso do consumidor brasileiro e toda economia para aliviar o orçamento familiar é bem-vinda. E por esse motivo o “Desvendando a Elétrica” deste mês irá abordar sobre o consumo dos aparelhos em stand-by (modo de espera).

 

 

Mas o que é e para que serve o modo de espera? Esse é um recurso que facilita a vida do consumidor, uma vez que o eletroeletrônico já está conectado na tomada e pronto para ser utilizado ao toque de um botão. Entretanto, manter seus dispositivos sempre ligados na tomada causa um consumo de energia e um custo que muitas vezes não nos preocupamos em calcular. Levantamento feito pela Proteste – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor em 2016 estimou que o recurso stand-by dos aparelhos eletroeletrônicos pode ser responsável por até 15% do consumo elétrico de uma residência.

Engana-se, porém, se você acha que o que consome energia é a luzinha em si. Para que o eletrodoméstico possa ser ligado de forma imediata é preciso que uma série de componentes eletrônicos estejam energizados. Por estarem energizados, esses componentes consomem energia – ainda que pouca – de forma constante. O resultado é que muitos aparelhos podem estar consumindo mais energia em stand-by do que durante o uso.

Mudança de hábitos

Temos como hábito deixar todos os nossos equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos já plugados na tomada. Porém adotar a prática de tirá-los da fonte de energia pode representar uma economia sensível em um mês, mas faz diferença ao longo do ano.

Tome por rotina tirar todos os aparelhos da tomada. Não se esqueça que mesmo sem a famosa luzinha de stand-by os carregadores de celular, fontes de notebook, micro-ondas, máquinas de lavar e ventiladores também consomem energia se ligados na tomada.

Gostou do nosso texto deste mês? Não deixe de ler as matérias já postadas da editoria “Desvendando a elétrica”. Para acessá-las, clique aqui.

Não deixe também de acessar nossa loja virtual em www.elbran.com.br. Nós temos as melhores soluções em elétrica e iluminação para a sua casa. Antes de construir ou reformar, não deixe de consultar a Elbran. Acesse já!

Veja também

Qual a diferença entre corrente alternada e corrente contínua?

Em algum momento você deve ter ouvido falar sobre essas nomenclaturas, mas será que você …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *