Conheça o DPS e saiba como esse dispositivo pode proteger ainda mais sua residência.

Nos últimos meses nós do Blog da Elbran trouxemos matérias abordando os principais sistemas e dispositivos de segurança para sua residência e/ou imóvel comercial. Falamos sobre o sistema de aterramento, os diferentes tipos e curvas dos disjuntores e o DR. Hoje iremos abordar mais um equipamento utilizado no sistema de proteção elétrico, porém pouco conhecido: o Dispositivo de Proteção Contra Surtos – também conhecido como DPS.

Mas, o que é surto elétrico? Esse fenômeno acontece quando existe um pico de corrente, tensão ou potência na rede desencadeada por um fator interno ou externo. Um dos surtos elétricos que podem acontecer mais corriqueiramente é a sobretensão, na qual a tensão elétrica do sistema tem uma alta variação em um curto espaço de tempo e pode ser causada por três motivos:

1. Descargas atmosféricas

Existem dois tipos de descargas atmosféricas: a direta, quando um raio atinge diretamente a instalação/rede elétrica; e a indireta, quando o raio não atinge diretamente a rede elétrica, entretanto seu campo magnético é irradiado e afeta o funcionamento de todo o sistema de eletricidade.

2. Manobras na rede elétrica

Esse fenômeno ocorre quando a energia elétrica da rede é reestabelecida após manutenção ou queda de energia, o famoso blackout. Quando a energia é religada toda a rede pode ser receber um pico de tensão de mais de 500 volts.

3. Máquinas a motor

Muitos eletrodomésticos são movidos a motor, tal qual ar-condicionado, lava roupas e lava louças. O que muitos não sabem é que quando esses equipamentos são ligados ou desligados seus motores podem ocasionar um pico de tensão imperceptível no sistema elétrico residencial ou comercial.

A sobretensão é extremamente prejudicial para os eletrodomésticos no médio/longo prazo, especialmente os eletroeletrônicos mais sensíveis como computadores, decodificadores e modens de banda larga. Esses picos de tensão diminuem a vida útil de seus aparelhos e levam a um desgaste mais acelerado dos componentes eletrônicos. É aí que entra em jogo o Dispositivo de Proteção Contra Surtos (DPS).

Segundo Rafael de Almeida Barbosa, engenheiro elétrico e sócio da Elbran, a principal função do DPS é desviar a sobretensão para o sistema de aterramento com o objetivo de evitar que uma tensão inadequada atinja seu sistema elétrico e afete seus aparelhos. “Muitas residências hoje em dia têm eletroeletrônicos de alto custo, como Smart TVs, aparelhos de Home Theater entre outros. Os DPS têm um custo muito baixo se comparado com esses eletrônicos e, dessa forma, vale a pena investir para evitar a frustração de ver seus aparelhos queimados”, explica o engenheiro.

Hoje no mercado existem três classes diferentes de DPS:

DPS Classe I – utilizada para eliminar os efeitos causados pela descarga elétrica atmosférica direta. É recomendado para proteção de instalações em locais com alta incidência de raios e comumente instalado no quadro geral de distribuição;

DPS Classe II – são utilizados para proteger equipamentos elétricos contra sobretensão causada por descarga elétrica indireta ou por manobras na rede. É recomendável utilizá-lo juntamente com um DPS Classe I para trazer mais segurança;

DPS Classe III – dispositivo dedicado a fazer a proteção fina de equipamentos mais sensíveis, como computadores, Home Theaters e equipamentos de som profissionais. Devem ser instalados próximos aos equipamentos e depois de um DPS Classe II.

Rafael explica que o disjuntor e o DPS são equipamentos complementares e vale a pena investir nessa dobradinha, mesmo que sua residência seja mais antiga. “O DPS e o disjuntor tem funções diferentes, mas que se complementam e ajudam a proteger ainda mais sua residência. A instalação do DPS é simples e pode ser feita mesmo com o circuito elétrico já instalado, porém recomendamos fortemente que um eletricista profissional ou engenheiro qualificado faça esse serviço”, alerta.

Na loja da Elbran você encontra DPS Classe II para proteger sua residência ou imóvel comercial de surtos elétricos, além das melhores soluções em disjuntores e DR. Acesse nossa loja virtual em www.elbran.com.br e compre agora.

E lembre-se, antes de construir ou reformar, não deixe de consultar a Elbran.

Venha conferir em nossas lojas ou site!
 
Loja 1
Rua Santa Ifigênia, 724
Tel – (11)3226-0010
Loja 2
Rua Santa Ifigênia, 680
Tel. – (11)3226-0102
Loja 3
Rua General Osório, 152
Tel. – (11)3224-2030
Televendas (11) 3855-4450 ou no WhatsApp (11)984208810
www.elbran.com.br
#elbranOn #elbranoficial #materialeletrico #eletrica #eletricidade #elbran #materialelétrico