Desvendando a Elétrica – o que é potência elétrica?

Na estreia da nossa editoria “Desvendando a Elétrica” explicamos os conceitos básicos de tensão e corrente para que você leitor possa se inteirar dos jargões e das nomenclaturas do universo da eletricidade.

 

 

Se você ainda não leu nosso texto sobre tensão e corrente, clique aqui e acesse. Dando sequência à nossa série de matérias, explicaremos neste texto que é potência elétrica. Sugerimos que você já tenha lido sobre tensão e corrente para melhor entendimento deste conteúdo.

Potência. Todos nós já falamos alguma vez desta grandeza física, seja para comparar um carro a outro, para comprar um chuveiro ou até saber quão potente é um aparelho ou caixa de som. De forma genérica, a física explica que a potência é razão entre a energia produzida ou transformada durante um determinado período de tempo. Em termos elétricos, podemos dizer que a potência elétrica é o trabalho elétrico desenvolvido pela corrente em um determinado período de tempo. Esse trabalho elétrico basicamente é transformar a energia elétrica em outro tipo de energia, como por exemplo calor – como no caso de chuveiros e aquecedores – ou energia mecânica – como no caso de eletrodomésticos que utilizam motor. Quanto maior for a potência elétrica de um aparelho, maior é a sua capacidade de transformar energia elétrica em outro tipo de energia.

Na física a medida da potência (P) é expressa em Watt e o símbolo é W. A fórmula física da potência elétrica é a tensão (V) multiplicada pela corrente (I) e expressa pela expressão:

P = V x I, sendo:

P – potência em Watt

V – tensão em Volts

I – corrente em Amperes

 

Potência elétrica e a instalação

Todos os eletrodomésticos e eletroeletrônicos tem uma potência determinada por seu fabricante e essa informação é muito útil por dois motivos: (1) ajuda o eletricista a desenvolver o projeto elétrico residencial/comercial de forma assertiva e (2) informa se aquele aparelho é compatível com a instalação elétrica de sua residência/comércio. Isso porque, sabendo a potência e a tensão do aparelho eletrônico, é possível se aplicar a fórmula da potência, descobrir a corrente demandada e fazer o correto dimensionamento de disjuntores, fios e cabos elétricos.

Apesar de simples, a fórmula da potência é uma importante ferramenta para os eletricistas calcularem a demanda elétrica e ter uma noção da potência instalada na residência, além de assegurar que o projeto elétrico será adequado às necessidades da residência/comércio.

Gostou do tema desse mês? Então deixe seu comentário com uma sugestão de temas para tratarmos nas próximas edições do “Desvendando a Elétrica”.

Aproveite também e curta a nossa página no Facebook em www.facebook.com/elbran.com.br/

Venha conferir em nossas lojas ou site!

Loja 1

Rua Santa Ifigênia, 724

Tel – (11)3226-0010

Loja 2

Rua Santa Ifigênia, 680

Tel. – (11)3226-0102

Loja 3

Rua General Osório, 152

Tel. – (11)3224-2030

Televendas (11) 3855-4450 ou no WhatsApp (11)984208810

www.elbran.com.br

#elbranOn #elbranoficial #materialeletrico #eletrica #eletricidade #elbran #materialelétrico

2 respostas para “Desvendando a Elétrica – o que é potência elétrica?”

  1. Estou começando a fazer minha instalação elétrica na minha casa está instruçõa acima pra mim foi de extrema importância agradeço

Os comentários estão desativados.