Fase, neutro e terra – Você sabe a diferença?

Uma instalação elétrica feita de forma correta por um eletricista ou um engenheiro e seguindo um projeto elétrico pode te poupar de dores de cabeça e problemas futuros. Porém muitos não sabem ao certo a função que cada fio tem e muitas vezes pode cair na cilada de comprar todos os fios de uma só cor ou com uma só característica porque estava mais barato.

Para te ajudar a entender melhor a função de cada fio, nós do Blog da Elbran preparamos esse post especial com o bê-á-bá sobre cada fio, a importância da diferenciação nas cores e alguns conceitos básicos. Hoje falaremos sobre os fios fase, neutro e terra.

Antes de seguirmos, publicamos um post bem interessante falando sobre sistemas de aterramento e a importância deles para a segurança da sua residência e/ou imóvel comercial. Clique aqui para ler o conteúdo, irá agregar um bom conhecimento prévio sobre esse assunto. Se você já leu essa matéria, então vamos falar sobre os fios.

Antes de tudo, como parâmetro para explicarmos cada fio, iremos pensar em uma instalação monofásica normal, com três fios por padrão: fase, neutro e terra. Em um próximo post, iremos falar sobre as diferenças das instalações elétricas monofásicas, bifásicas e trifásicas.

Como já adiantamos, em uma instalação elétrica residencial monofásica temos três fios: fase, neutro e terra. O fio fase e neutro são responsáveis por alimentar o circuito elétrico da sua casa e é a partir desses dois fios que geramos a famosa diferença de potencial (se você ainda não leu nossa matéria que falamos sobre tensão e corrente, recomendamos fortemente a leitura neste link). Normalmente o fio fase está eletrizado – ou vivo, no jargão dos eletricistas – e o fio neutro não possui nenhum tipo de carga, ou seja, é um fio não eletrizado. Adicionalmente, temos o fio terra, também conhecido como condutor de proteção, que é proveniente do sistema de aterramento de sua residência e que já abordamos em um post dedicado ao sistema de aterramento.

Aqui fazemos um alerta: muitos eletricistas amadores ou então profissionais não qualificados podem cair no erro de utilizar o fio neutro como fio terra. Essa prática é irregular, pois o neutro é fornecido pela companhia elétrica e não necessariamente está conectado ao sistema de aterramento de sua residência. Utilizar-se dessa prática pode causar acidentes elétricos, choques e, inclusive, gerar dano aos seus equipamentos elétricos e eletrônicos. Fique ligado, cada fio tem sua função.

Como identificar cada fio?

Por padrão, os eletricistas identificam esses fios da seguinte forma:

  • Fase: esse fio tem cor preta ou vermelha
  • Neutro: é identificado com a fiação na cor azul
  • Terra: é utilizado fios na cor verde ou verde com amarelo – o famoso cabo “brasileirinho”

E ai, gostou da nossa dica de hoje? Vai começar a fazer sua instalação elétrica? Então consulte nossa loja virtual, com diversos produtos que irão te ajudar a economizar no seu orçamento. No site da Elbran você pode comprar fios e cabos elétricos, tomadas, disjuntores, lâmpadas, luminárias e outros equipamentos. Entregamos para todo o Brasil. Acesse agora www.elbran.com.br

Venha conferir em nossas lojas ou site!
 
Loja 1
Rua Santa Ifigênia, 724
Tel – (11)3226-0010
Loja 2
Rua Santa Ifigênia, 680
Tel. – (11)3226-0102
Loja 3
Rua General Osório, 152
Tel. – (11)3224-2030
Televendas (11) 3855-4450 ou no WhatsApp (11)984208810
www.elbran.com.br
#elbranOn #elbranoficial #materialeletrico #eletrica #eletricidade #elbran #materialelétrico