Fique de olho! Cuidados com instalações elétricas no natal.

Dezembro já chegou com os ares de festas de fim de ano e as resoluções para o próximo ciclo. Muitos aproveitam a oportunidade para decorar suas casas e comércio com enfeites natalinos, pisca-pisca e decorações temáticas. Alguns mais engajados gostam de investir em efeitos de jogos de luzes e sons mais complexos ou participam de concursos de “casa mais enfeitada do bairro”. Entretanto, por trás da descontração e da beleza dos enfeites de natal pode se esconder um risco nem sempre visível: a inadequação das instalações elétricas.

 

 

Todo equipamento conectado à rede elétrica, por mais simples que possa parecer, pode ocasionar um acidente. Nesse caso, precisamos nos lembrar que os pisca-pisca e os efeitos de luzes, como canhões de luz e globos, são uma das decorações mais compradas nessa época do ano. Muitas vezes, de olho apenas no preço, acabamos escolhendo materiais de procedência duvidosa e sem a qualidade adequada.

 

Quer que sua decoração natalina seja um sucesso, tanto do ponto de vista visual quanto de segurança? Confira algumas dicas para que você arrase na sua decoração natalina e ganhe 10 no quesito segurança.

 

Escolha materiais de qualidade

Em nome da segurança de seu patrimônio e de sua família, vale fazer um investimento em produtos que tenham qualidade, seja na decoração ou nos materiais que você irá utilizar para fazer a ligação na rede elétrica. Verifique a procedência dos pisca-pisca e mangueiras de luz. Se for fazer algum tipo de conexão, lembre-se de protegê-la com fita isolante.

 

Faça uma revisão

Muitas vezes aproveitamos as lâmpadas pisca-pisca de natais anteriores para decorar nossa casa. Essa atitude é positiva, mas precisa de certo cuidado. Antes de sair ligando o produto na tomada, faça uma rápida verificação se não existe nenhum fio rompido e/ou exposto e se os materiais metálicos não estão oxidados. Lembre-se que muitas das vezes essas decorações passam o ano todo guardadas em condições nem sempre apropriadas.

 

Cuidados na montagem

Na hora de montar a decoração é muito importante ter alguns cuidados básicos. Primeiramente, nunca monte seus pisca-pisca ou mangueiras de LED enquanto estiverem ligadas. Em áreas externas, como fachadas, jardins e varandas, o cuidado precisa ser redobrado, uma vez que essas áreas são expostas a chuva e umidade. Por isso, lembre-se de isolar muito bem as conexões elétricas na área externa e, principalmente, de comprar a decoração adequada e que resista a essas condições.

Com segurança e cuidado é possível ter um natal recheado de bons momentos e com uma decoração impecável.

 

E lembre-se, se procura por soluções em elétrica e iluminação para a sua residência e imóvel comercial, não deixe de acessar a loja virtual da Elbran. São fios, cabos, dispositivos de segurança, tomadas, interruptores e muito mais. Acesse nosso site www.elbran.com.br e conheça.