Você sabe o que é DR?

Eletricidade é assunto sério e nós do Blog da Elbran temos um compromisso em sempre trazer informações importantes e relevantes que ajudem você a proteger sua instalação elétrica, seu patrimônio e sua família. Já debatemos sobre a importância do disjuntor como um dispositivo de segurança contra surtos elétricos e na precaução de incêndios causados por curto circuito. Se você ainda não teve a oportunidade de ler o texto, clique aqui. Também já abordamos a importância do sistema de aterramento contra choques elétricos neste texto aqui.

Hoje traremos a você mais um importante dispositivo de segurança, pouco conhecido do público em geral e que talvez muitas residências não façam uso: o dispositivo DR (Diferencial Residual). A principal finalidade desse equipamento é proteger as pessoas e animais de choques elétricos causados por uma eventual fuga de corrente elétrica . Ao detectar uma fuga de corrente na instalação, o DR é imediatamente acionado e desliga o circuito elétrico.

O DR opera tanto nos casos de choque direto, no qual a pessoa toca em um fio energizado, quanto no indireto, quando a pessoa ou animal toca a carcaça de um aparelho não aterrado e que está com fuga de corrente. O grande diferencial do DR frente ao disjuntor é a capacidade de detectar variações na corrente elétrica da ordem de miliamperes, que pode não danificar o sistema elétrico ou seus eletrodomésticos, mas pode ser fatal para o ser humano.

Dispositivos DR são equipamentos de que apresentam um ótimo valor agregado do ponto de vista de segurança elétrica e pode ser facilmente instalado diretamente no quadro de distribuição de sua residência. Além dos dispositivos DR, existe no mercado o disjuntor DR, equipamento que combina em uma só peça as funcionalidades de DR e disjuntor. Esses dispositivos híbridos são extremamente funcionais, práticos e economizam espaço, caso sua caixa de distribuição esteja com a capacidade máxima.

Uso obrigatório.

O uso de dispositivo DR em instalações residenciais não é compulsório por força de lei, assim como ocorre com o sistema de aterramento. Porém, a norma de instalações elétricas de baixa tensão NBR 5410 da ABNT institui o uso do DR nos alimentadores de áreas perigosas e com risco potencial de choque elétrico como banheiro, copa, cozinha, lavanderia, área de serviço e área externa.

O uso do dispositivo ou disjuntor DR, combinado com disjuntores convencionais e um sistema de aterramento, fazem o conjunto ideal para manter seu patrimônio livre de eventuais surtos elétricos e evitar um possível acidente com choque elétrico.

A loja virtual da Elbran oferece as melhores opções em equipamentos e dispositivos para a segurança de sua família e patrimônio. São disjuntores, dispositivos DR e outras soluções para sua reforma e construção. Clique aqui, acesse nosso site e saiba mais.

Acompanhe também a nossa página no Facebook em www.facebook.com/elbran.com.br

Venha conferir em nossas lojas ou site!
 
Loja 1
Rua Santa Ifigênia, 724
Tel – (11)3226-0010
Loja 2
Rua Santa Ifigênia, 680
Tel. – (11)3226-0102
Loja 3
Rua General Osório, 152
Tel. – (11)3224-2030
Televendas (11) 3855-4450 ou no WhatsApp (11)984208810
www.elbran.com.br
#elbranOn #elbranoficial #materialeletrico #eletrica #eletricidade #elbran #materialelétrico