Temporais de verão são perigosos aos seus eletroeletrônicos: evite problemas!

Chegou o verão! E nessa época, a ocorrência de danos em equipamento eletrônicos e eletrodomésticos é muito comum, pois a frequência de chuvas e raios são maiores, causando oscilações na energia elétrica ou mesmo a queda no seu fornecimento.

Tanto o número alto e/ou repentina de quedas de energia como as variações bruscas da rede elétrica (oscilações), podem queimar os eletrodomésticos ou ainda diminuir sua vida útil – em especial a geladeira, que precisa ficar ligada o tempo todo.

As oscilações são ainda mais perigosas do que a própria interrupção de energia elétrica, já que a variação de potência fornecida nessas situações causa a diminuição brusca ou aumento de voltagem. Os aparelhos continuam recebendo energia, mas a níveis anormais, e passam a funcionar mal em vez de desligar.

Os custos para conserto desses aparelhos geralmente são bem altos e até demorados, isso quando não acontece a perda total. Então, a melhor alternativa é a prevenção: seguindo dicas simples, você pode preservar seus aparelhos e, em situações irreversíveis, amenizar os prejuízos.

O Brasil é campeão mundial de raios- cerca de 50 milhões por ano- e 80% ocorrem no verão. Segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a incidência de raios para o verão 2017 deve aumentar em 10% em relação ao ano anterior – isso só na região Sudeste!

O primeiro passo é se conscientizar da importância em proteger seus aparelhos. Embora um número cada vez maior de usuários saiba da necessidade de equipamentos de proteção, muitos só resolvem adquirir um quando têm prejuízos, aí já é tarde;

Utilizar equipamentos que evitam esse tipo de preocupação, como estabilizadores de energia e os nobreaks. Sem a proteção adequada e algumas medidas de segurança, junto com as tempestades de verão lá se vão modems, placas, televisores, monitores entre outros equipamentos.

Filtro de linha

Em geral as pessoas utilizam o filtro de linha apenas para ligar mais de um eletrônico em uma mesma tomada. Porém, sua função vai além disso: quando um raio cai nas proximidades da residência ou ocorre um curto circuito na rede, o fusível de dentro do filtro de linha entrará em ação absorvendo o excesso até um certo limite e, caso seja além do que ele possa absorver, ele irá queimar. Isso evita que toda a sobrecarga queime seu equipamento.

 

Estabilizador

O estabilizador possui as mesmas funções de um filtro de linha, mas com um grande diferencial. Protege contra as oscilações que citamos no começo do texto, quando a tensão estiver muito baixa ou alta, o estabilizador automaticamente corrigirá para níveis aceitáveis. O estabilizador está um nível acima dos filtros de linha. No geral, as pessoas conhecem os estabilizadores de computador, mas também existem estabilizadores próprios para eletrodomésticos, a Upsai oferece a linha Progel que é ideal para o uso residencial e industrial.

 

Nobreak

É um tipo de estabilizador mais “completo”, porque além fazer o papel do estabilizador na proteção dos eletrônicos contra oscilações de energia, ele possui bateria interna, que permite continuar trabalhando por tempo suficiente para salvar arquivos e não perder nada.

Existem estabilizadores e nobreaks das mais variadas potências, como 1000VA, 2000VA etc. Para saber qual irá lhe atender, entre em contato com um de nossos vendedores que teremos o prazer de lhe indicar qual o mais adequado para o seu caso.