Home / Destaques / Iluminação de Natal com Mangueiras de Led

Iluminação de Natal com Mangueiras de Led

A Mangueira de Led é um dos itens mais utilizados na iluminação de natal e a cada ano se supera! Seja em beleza, economia, praticidade – por ser fácil de decorar qualquer ambiente e durabilidade do Led, que é maior que das antigas mangueiras com lâmpadas incandescentes.

Outra grande vantagem é que as mangueiras de Led possuem uma isolação própria, que dá mais segurança aos usuários e para a instalação elétrica: essa isolação protege o Led contra os choques de outros objetos e contra água – possui resistência muito boa, podendo ficar exposta ao tempo e à chuva (apesar de não ser recomendada para uso submerso em água).

Cuidados simples para a decoração de natal segura

Mesmo com todas as vantagens, devemos ter cuidado ao fazer uma ligação elétrica de natal, usando Mangueira de Led ou qualquer outro item. As conexões é que se tornam a vilã da instalação e são elas que precisam mais da nossa atenção. Basta seguirmos algumas recomendações. Confira:

  • Verifique a voltagem da mangueira antes de liga-la na rede elétrica. O Rabicho para mangueira de Led não tem voltagem própria, eles geralmente são Bivolt. A Mangueira é que tem uma voltagem especifica, 110V ou 220V;
  • Algumas mangueiras podem não funcionar devido a inversão dos polos do Rabicho. É só desconectá-lo da mangueira e conectar novamente invertendo os polos;
  • Verifique o consumo de energia dos itens que serão ligados em uma mesma tomada. Faça os cálculos para ter certeza que a tomada e os cabos aguentam a Amperagem exigida.
    Calcule da seguinte maneira: Watts ÷ Volts = Ampere.
    Exemplo: Um item que consome 100W e será ligado em uma tomada em 110V. O cálculo é 200W ÷ 110V = 1,82 Ampere. As tomadas residenciais geralmente são de 10 ou 20 amperes. Maior que isso são mais comuns em indústria;
  • Se for necessária uma Extensão, precisa ser considerada também a capacidade que ela resiste. Caso as extensões convencionais já montadas não comportem sua ligação é recomendado montar uma com os seguintes itens: Cabo PP (uso externo) ou Cabo Paralelo (uso interno), Plugue Macho, Plugue Femea ou Regua de tomada.

Existe também o Estabilizador que, além de prático e seguro, tem um fusível para proteção dos equipamentos;

  • Certifique-se de que as emendas e conexões estejam bem isoladas com Fita Isolante ou Fita Alta FusãoNão esqueça que elas resistirão a água da chuva, mas não são próprias para ficarem submersas.

Se seguirmos essas recomendações básicas e muita criatividade, não teremos problema, somente uma bela decoração de natal com mangueiras Led!

Veja também

Qual a diferença entre corrente alternada e corrente contínua?

Em algum momento você deve ter ouvido falar sobre essas nomenclaturas, mas será que você …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *