Home / Destaques / Você sabe a temperatura dessa cor?

Você sabe a temperatura dessa cor?

Você sabia que as lâmpadas têm temperaturas? Não, não estamos falando de temperatura de aquecimento ou de temperatura de operação, estamos falando de cores mesmo. A temperatura de uma cor expressa a aparência da cor emitida pela fonte de luz e é uma importante característica quando pensamos em um projeto de iluminação residencial ou comercial.

 

 

Vamos utilizar o Sol como exemplo, nossa fonte de luz natural. No começo e no final de tarde, quando o sol está no seu ponto mais baixo, se olharmos para o horizonte poderemos ver uma luz mais alaranjada, ou até mesmo avermelhada. Já em dias nublado, ou com o sol a pino, temos a impressão que a luz está mais branca, ou até mesmo com um tom meio azulado, não é verdade. Os tons vermelhos, laranjas e amarelos correspondem a escala mais quente na régua de temperatura de cor. Já os tons brancos e azuis estão na outra ponta, representando as cores frias.

A temperatura das cores é medida na escala de Kelvin (K) e quanto mais alta a temperatura, mais clara é o tom de cor e, portanto, estará mais próximo dos tons frios. As lâmpadas hoje encontradas no mercado estão normalmente no intervalo entre 2700K e 5000K. Aqui embaixo você pode conferir uma régua que preparamos, com a escala de tonalidade de cor e as temperaturas correspondentes na escala Kelvin.

Você deve estar se perguntando, “certo, entendi essa escala de temperatura de cor, mas como ela pode ser útil em minha casa?”. Nós já falamos por aqui sobre a iluminação para os diferentes espaços da sua casa. Se você ainda não leu o texto, clique aqui e entenda melhor sobre como a iluminação ideal pode ajudar a tornar sua casa mais aconchegante. Sabendo quais cômodos você quer tornar mais aconchegante e quais você quer tornar mais funcional, é imprescindível escolher a lâmpada correta e no tom harmonioso.

Confira o texto que falamos sobre algumas lâmpadas decorativas clicando aqui.

Tons de luz de cor quente proporciona uma sensação de aconchego, calma e relaxamento e é muito bem utilizada em locais no qual você quer ter conforto, como os dormitórios, sala de estar, varandas e terraços. Já os tons frios entregam uma luz forte e brilhante e que induz a atividades, dessa forma é melhor empregada em ambientes mais dinâmicos, como cozinha, área de serviço e home office.

Pronto para começar a pensar no seu projeto de iluminação? A Elbran tem os mais diferentes tipos de lâmpadas, luminárias, lustres e arandelas para você. Acesse já a seção de Iluminação de nossa loja virtual e conheça todos os nossos produtos. Clique aqui para acessar.

Aproveite também e curta a nossa página no Facebook em www.facebook.com/elbran.com.br e não perca uma dica sobre iluminação e elétrica.

Veja também

Qual a diferença entre corrente alternada e corrente contínua?

Em algum momento você deve ter ouvido falar sobre essas nomenclaturas, mas será que você …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *