Home / Destaques / Com qual lâmpada eu vou?

Com qual lâmpada eu vou?

Já abordamos aqui no Blog alguns textos falando sobre a importância da escolha de lâmpadas e inclusive trouxemos algumas dicas de como iluminar os diversos ambientes da sua casa. Se você não teve a oportunidade de ver esses textos, vamos deixar aqui em baixo o link para os posts.

Conheça as lâmpadas LED e economize no final do mês. Clique aqui para ler.

A iluminação para os diferentes espaços da sua casa. Clique aqui para ler.

Seguindo nossas dicas sobre lâmpadas, iluminação e decoração, no texto de hoje iremos abordar algumas lâmpadas com utilidades bem específicas. Hoje no mercado existem algumas opções de lâmpadas que muitos arquitetos e decoradores conhecem, porém o grande público desconhece: as lâmpadas do tipo AR, PAR e Dicróica. Vamos falar em um pouco mais de detalhes sobre cada uma delas.

Lâmpadas AR

Esse tipo de lâmpada é ideal para uso na iluminação de média e longa distância. AR significa Aluminized Reflector, ou seja, diferentemente das lâmpadas comuns, na qual a luz é emitida de forma dispersa, nesse tipo de lâmpada a luz é direcionada por meio de um refletor interno. De forma simplificada, a construção das lâmpadas AR ajuda criar um facho de luz definido e focado, com valores que variam de 4 a 24 graus. A AR 48 é comumente usada em pés-direitos baixos, já o modelo AR 70 pode ser usadas em locais com pé-direito de até 3 m, destacando objetos e paredes. Outro modelo, a AR 111 serve muito bem ambientes com pé direito acima de 3 m. A principal diferença entre os modelos AR 48, AR 70 e AR 111 é o diâmetro de sua caixa. Quanto maior o diâmetro, maior o alcance da luz.

Essa é uma lâmpada que opera com baixa tensão (12 volts) por isso é preciso utilizar um transformador.

Lâmpadas PAR

PAR significa Parabolic Aluminized Reflector e como sua irmã AR, ela funciona com um sistema de reflexão, na qual o facho de luz é refletido de forma focada. Sua construção com a caixa parabólica faz com que a luz seja ao mesmo tempo focada, direcionada, porém a luz se espalha e se torna menos dura, se comparada com o modelo AR.

Os modelos mais comuns de lâmpadas PAR no mercado são: PAR 20, PAR 30 e PAR 38. A PAR 20 é muito utilizada para destacar ambientes e criar cenários nos cômodos de sua casa. A PAR 30 tem as mesmas características da PAR 20, porém, por conta de seu diâmetro de construção, a potência e a quantidade de lux são maiores. Ambas são utilizadas para decoração de interiores.

Já a PAR 38 tem um diâmetro nominal maior, conferindo à essa lâmpada maior potência e indicação para uso na iluminação de ambientes externos.

No mercado é possível encontrar lâmpadas que vão de 8 a 30 graus de abertura, sendo que quanto menor o ângulo, mais focado é o facho de luz.

Lâmpadas dicroicas

As lâmpadas do tipo dicroicas são muito bem vindas em projetos de iluminação de interiores, trazendo um ar decorativo e de destaque. Seu facho de luz tem uma abertura maior se comparada com as lâmpadas anteriores, com valores nominais entre 10, 38 e 60 graus.

Quanto maior o ângulo de abertura da lâmpada, mas espalhada ficará a luz no tema que você está iluminando. Uma dicroica de 10 graus é muito interessante para marcar uma parede que tenha textura, pedras ou outro tipo de revestimento. Mas se a intenção for iluminar quadros, dê preferência para as de 60 graus, pois elas têm luz de destaque, mais espalhada e homogênea.

Gostou das nossas dicas de hoje? Então deixe seu comentário e aproveite para acessar a loja virtual da Elbran, onde você poderá encontrar lâmpadas, luminárias e outros acessórios para o seu projeto de iluminação. Acesse www.elbran.com.br hoje mesmo.

Veja também

Qual a diferença entre corrente alternada e corrente contínua?

Em algum momento você deve ter ouvido falar sobre essas nomenclaturas, mas será que você …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *