Home / Dicas de Manutenção / Como trocar a resistência elétrica do chuveiro?

Como trocar a resistência elétrica do chuveiro?

Para alguns trocar a resistência elétrica de um chuveiro pode representar uma grande dificuldade, seja pelo fato de não ter conhecimento sobre o funcionamento desse eletrodoméstico (sim, o chuveiro é um eletrodoméstico), seja pelo fato de não termos conhecimentos em elétrica. Porém essa é uma situação muito comum e que pode ser resolvida por você mesmo. E nós do Blog da Elbran vamos te ajudar nessa tarefa.

Porque minha resistência queimou?

Existem alguns motivos pelos quais a resistência do seu chuveiro pode ter queimado. O mais comum é a própria vida útil da peça ou mau uso – sabe quando abrimos apenas um pouco o registro de água para que o banho fique mais quente? Pois é, essa atitude encurta a vida útil da sua resistência. Porém se a resistência do seu chuveiro queima com frequência, talvez sua instalação elétrica esteja comprometida. Já demos aqui no blog algumas dicas de como manter sua instalação elétrica protegida. Se você ainda não leu o texto, clique aqui.

Materiais necessários

– Resistência elétrica

– Chave de fenda

– Alicate de bico

– Fita veda rosca

– Escovinha macia (opcional)

Com os materiais em mãos, vamos a troca da resistência. Mas antes, vamos deixar duas dicas importantes para você seguir.

Dica 1: Existem vários modelos de resistência elétrica, pois cada fabricante adota um padrão. Antes de comprar qualquer resistência, faça uma pesquisa na internet ou anote o modelo do seu chuveiro antes de ir à loja de materiais elétricos.

Dica 2: Antes de começar a troca da resistência coloque um solado de borracha para evitar eventuais choques elétricos e desligue o disjuntor do chuveiro ou a chave geral. Lembre-se que trabalhar com eletricidade é coisa séria.

Agora sim, mãos à obra.

Na maioria dos chuveiros do mercado a resistência está na parte interna e, dessa forma, precisamos tirá-lo da parede. O primeiro passo é desconectar o chuveiro da parte elétrica, tirando os fios que ligam o chuveiro ao borne (o conector quadrado de porcelana) com uma chave de fenda e desrosquear a peça da parede.

Chuveiro em mãos, agora é hora de acessar a resistência. Para isso, desrosqueie o espalhador – aquela peça embaixo do chuveiro com os furinhos. Internamente haverá uma tampa com um fio transpassado – esse é o fio terra. Com muito cuidado, desdobre o fio transpassado e retire a tampa, cuidando para não danificar o fio terra. Nesse ponto você poderá ver a resistência elétrica.

Dica 3: Normalmente as resistências de chuveiro têm uma parte maior e outra menor. Para que você faça a instalação da forma correta, utilize a câmera do seu celular para registrar a posição original da resistência e te auxiliar na instalação da nova peça.

Com o auxílio do alicate de bico, retire a resistência antiga. Se a câmara do chuveiro estiver suja, você pode limpá-la com o auxílio de uma escovinha macia. Caso contrário, posicione a nova resistência e encaixe firmemente com ajuda do alicate de bico.

Encaixe a tampa, tomando os devidos cuidados com o fio terra, e rosqueie novamente o espalhador no chuveiro. Antes de encaixar o chuveiro na parede, passe algumas voltas de veda rosca no cano para se certificar de que não haverá vazamentos. Rosqueie o chuveiro na parede e religue a parte elétrica.

Dica 4: Antes de ligar o disjuntor do chuveiro ou a chave geral, abra o registro do chuveiro e deixe a água correr por alguns segundos. Isso faz com que a câmara se encha de água e evita que a resistência queime.

Agora é só aproveitar a água quente e tomar um bom banho.

Gostou da nossa dica de hoje? Curta nossa página no Facebook e receba fique atualizado sobre dicas de elétrica e manutenção.

Teve alguma dificuldade ou quer mais dicas como esta? Deixe seu comentário!

Veja também

Qual a diferença entre corrente alternada e corrente contínua?

Em algum momento você deve ter ouvido falar sobre essas nomenclaturas, mas será que você …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *