Fios e cabos elétricos: um investimento que vale a pena.

Fios e cabos elétricos pode representar um dos maiores custos no orçamento de uma reforma ou de uma construção. Na busca por “otimizar” os gastos com materiais elétricos, muitos consumidores acabam optando por adquirir fios e cabos elétricos de procedência duvidosa e os prejuízos futuros podem ser incalculáveis.

 

 

No mercado nacional existe uma diversidade de fabricantes e tipos de fios e cabos elétricos a preços bem competitivos, com qualidade. E nós aqui do Blog da Elbran sabemos muito bem sobre a importância de se utilizar bons produtos na instalação elétrica.

Quando for comprar algum fio ou cabo, fique atento sempre às especificações de segurança. Normalmente os fabricantes costumam trazer estampado na embalagem e no próprio fio o selo do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e a normatização segundo as diretrizes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Esses dois selos são a sua garantia de que o fabricante é comprometido com as mais rígidas normas de qualidade e segurança.

E falando em segurança, outra característica importante a se levar em consideração é a isolação dos fios e cabos elétricos. Os materiais destinados à construção civil são caracterizados como cabos de baixa tensão, produzidos em cobre e com uma capa de isolamento. No mercado existem diversos tipos de capas de isolamento, sendo as mais comuns o PVC antichama, HEPR (muito utilizado em construções industriais) ou poliolefina – utilizado em locais de grande circulação.

Fique também atento à flexibilidade do material que você está comprando para não ter problemas na instalação. Um fio rígido, por exemplo, pode dificultar o serviço do eletricista, especialmente quando for montar uma tomada ou um interruptor de luz.

Outra dica importante é comprar fios de cores diferentes. Pensando pelo lado prático, pode ser muito mais simples comprar todos os fios de uma só cor e fazer a instalação, porém, no dia a dia prático, essa estratégia dificulta a manutenção e, inclusive, pode confundir um eletricista que não conhece a instalação elétrica nos mínimos detalhes. A ABNT normatiza as cores padrão para neutro, fase e terra.

E lembre-se sempre: antes de fazer qualquer compra de material elétrico ou instalação, consulte um eletricista de sua confiança e converse com nossos vendedores da Elbran. Nós temos uma diversidade de materiais, fios e cabos escolhidos especialmente para a sua instalação elétrica. Acesse nosso site www.elbran.com.br, ou visite nossas lojas físicas:

Televendas: (11) 3855-4455

Rua Santa Ifigênia, 724
Santa Ifigênia – São Paulo – SP

Rua Santa Ifigênia, 704
Santa Ifigênia – São Paulo – SP