Home / Destaques / Saiba como evitar sobrecargas elétricas durante o inverno.

Saiba como evitar sobrecargas elétricas durante o inverno.

Saiba como evitar sobrecarga elétrica e aproveite seu inverno com segurança.

 

 

O inverno está chegando e as temperaturas já estão começando a ficar mais baixas. Na região sudeste, o mês de maio já indicou que o inverno será mais frio e o varejo já se prepara para alavancar as vendas de aquecedores e de equipamentos para esquentar as residências nesse período.

Estar quentinho e acomodado nos dias frios é um conforto, mas sempre é preciso tomar cuidado com a instalação elétrica. A segurança com as instalações elétricas é um dos nossos princípios aqui no Blog e sempre estamos atentos para levar informações e dicas para você, leitor e consumidor final.

A sobrecarga elétrica é um problema que pode acontecer em casas novas e antigas e, especialmente no inverno, aumentam a incidência de incêndios causados por falhas elétricas. Um dos principais motivos está associado ao uso de aquecedores, chuveiros e outros equipamentos elétricos que demanda grande quantidade de corrente elétrica.

Aí vocês podem estar se perguntando: como é possível ter sobrecarga elétrica em residências novas? Isso acontece pelo fato da instalação elétrica não ter sido dimensionada da forma correta ou então muitos aparelhos podem estar ligados simultaneamente. Imagine a seguinte situação: dia frio. No banheiro, o chuveiro está ligado na posição inverno; na cozinha, o forno elétrico prepara o jantar; na sala, o aquecedor está na potência máxima.  Todos esses equipamentos , juntos, puxam uma grande carga de corrente elétrica. Se sua residência não estiver preparada com o fio na especificação correta, existe uma grande possibilidade de acontecer um surto elétrico.

Por isso, nós separamos para você algumas dicas e recomendações para evitar qualquer transtorno com a sua instalação elétrica.

1.Sempre alerta

Qualquer sinal de anormalidade na rede elétrica precisa ser levado a sério. Se você perceber um cheiro de plástico queimado, ou os fios e tomadas começarem a esquentar, desligue imediatamente seus equipamentos elétricos.

2.Use benjamins com cautela

Tome cuidado com o uso de benjamins. Aqui no blog já falamos sobre esse assunto, mas sempre é bom reforçar. Se você ainda não leu o texto, clique aqui.

3.Leia as instruções

Muitas sobrecargas elétricas podem ser evitadas se seguirmos as recomendações do fabricante. Por isso, antes de sair ligando qualquer equipamento, leia o manual ou entre em contato com o fabricante.

4.Conheça sua casa

Além das recomendações do fabricante, certifique-se de que sua casa tem capacidade para suportar a corrente elétrica dos equipamentos

5.Segurança em primeiro lugar

Eletricidade é coisa séria. Por isso, só mexa em sua instalação elétrica se realmente tiver conhecimento. Em caso de dúvidas, chame um eletricista da sua confiança.

Visite nossa loja online e conheça todas as soluções para a sua instalação elétrica. Acesse www.elbran.com.br Entregamos para todo o Brasil.

Veja também

Qual a diferença entre corrente alternada e corrente contínua?

Em algum momento você deve ter ouvido falar sobre essas nomenclaturas, mas será que você …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *