Home / Destaques / Mantenha sua instalação elétrica protegida.

Mantenha sua instalação elétrica protegida.

No último texto falamos sobre surtos elétricos que podem acontecer no inverno e alguns cuidados que você precisa ter para evitar uma dor de cabeça e um dano ao seu patrimônio.

 

 

Nós também já discutimos em alguns outros textos o assunto sobre segurança com eletricidade, navegue um pouco mais em nossos textos e leia mais sobre nossas dicas de segurança.

Independentemente se a instalação de sua casa é nova ou antiga, sempre é importante fazer uma revisão geral de tempos em tempos para garantir que tudo está certo. Sempre é melhor prevenir do que remediar, afinal de contas estamos falando do seu bem mais importante, sua casa, apartamento e porque não escritório ?.

Hoje, nós do Blog da Elbran trazemos para você algumas dicas e cuidados para manter sua instalação elétrica sempre segura.

Fique atento aos sinais

Antes do sistema elétrico apresentar algum problema é comum perceber algumas anomalias, como cheiro de queimado, conta de luz elevada, picos de tensão, tomadas  que esquentam. Outro sinal de que o sistema elétrico da sua casa está com problemas é quando seus eletrodomésticos e eletroeletrônicos começam a queimar sem motivo aparente ou quando as lâmpadas duram menos do que a vida útil comum delas. Qualquer um desses sinais já é um aviso que a rede elétrica da sua casa está com sérios problemas e precisa ser avaliada imediatamente.

Utilize dispositivos de segurança.

Hoje em dia muitas residências já contam com um sistema de proteção contra picos elétricos, como é o caso dos disjuntores. Porém, em instalações mais antigas, ainda é comum o uso de fusíveis ou então daquela antiga – e já em desuso – chave-faca. O disjuntor é um importante dispositivo que assegura a integridade de sua instalação elétrica, pois caso passe uma corrente maior que suportado por esse equipamento, ele desliga a energia imediatamente.

Essa dica também é válida para casas que foram construídas antes da popularização tecnológica de celulares e outros dispositivos eletrônicos. Hoje em dia qualquer tipo de gadget eletrônico precisa de energia para funcionar e muitas casas não foram construídas com tantos pontos de tomada ou dimensionadas para suportar uma grande carga elétrica.

Não se esqueça dos fios e cabos

Durante a revisão, não se esqueça de dois pontos importantes: a procura por remendos mal feitos e o dimensionamento dos cabos. A Associação Brasileira de Normas Técnicas, também conhecida como ABNT, tem uma norma específica sobre instalações elétricas de baixa tensão – a NBR 5410.

Fuja das gambiarras

No dia a dia, reparos simples na instalação elétrica podem parecer fáceis e rápidas de fazer, porém, no longo prazo, se não feitas de forma correta, esses reparos emergenciais (ou uma “gambiarra”) pode colocar toda a seu patrimônio em risco. Isso porque um ponto de fuga ou uma emenda malfeita pode dar início a um incêndio.

Sempre conte com um eletricista de confiança

Nunca é demais avisar, mas sempre que for fazer qualquer tipo de reparo, revisão ou instalação elétrica, conte sempre com um bom eletricista de sua confiança. Esse profissional está gabaritado e tem conhecimento técnico para fazer qualquer tipo de instalação com segurança e conforme as normas técnicas da ABNT. Segurança sempre em primeiro lugar!

Descubra mais sobre esse assunto navegando em nosso blog, ou então conheça nossa loja on-line onde você encontra tudo para redes elétricas e iluminação: www.elbran.com.br

Veja também

Qual a diferença entre corrente alternada e corrente contínua?

Em algum momento você deve ter ouvido falar sobre essas nomenclaturas, mas será que você …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *