Home / Elétrica / Cuidados com os benjamins.

Cuidados com os benjamins.

Os adaptadores de tomada em “T”, muito conhecidos como benjamins, são figuras carimbadas em grande parte dos lares do mundo todo e são uma mão na roda quando precisamos incluir mais um aparelho eletrônico na tomada.

 

 

Esses pequenos produtos são extremamente úteis, porém podem colocar sua instalação elétrica em risco. Se não utilizados da forma correta, os benjamins podem significar um risco de acidente elétrico, ou, até mesmo, um incêndio.

Nós do Blog da Elbran sabemos que os adaptadores não são vilões nessa história, pelo contrário, utilizado da forma correta e com os cuidados adequados, esses produtos podem multiplicar o número de pontos de energia em sua casa.

A primeira dica que deixamos é de sempre utilizar o benjamim com cuidado e de forma consciente. Uma situação é você utilizar um adaptador para ligar seu televisor, DVD e conversor digital, aparelhos que demandam baixa corrente. Outra situação é você tentar ligar um micro-ondas, um secador de cabelo e um aquecedor ao mesmo tempo no benjamim. Nesse segundo cenário, com aparelhos que consomem mais corrente elétrica, a possibilidade do sistema elétrico da sua cada entrar em curto-circuito (e o adaptador, literalmente, pegar fogo) é muito real.

Ao comprar um adaptador, fique de olho na tensão e na corrente nominal que ele aguenta. Essa informação normalmente está gravada em algum espaço no próprio corpo do produto e é de vital importância para que você saiba quais equipamentos pode ligar neste benjamim.

Ao utilizarmos um benjamim estamos somando a potência de todos os equipamentos elétricos ligados a ele. Por isso é importante observar se o fio da tomada em que o benjamim será ligado aguenta a potência total de todos os equipamentos ligados. Se você não sabe essa informação, converse com um eletricista para que ele possa te aconselhar e revisar sua instalação elétrica.

Para evitar um superaquecimento, instale os benjamins em locais que tenha circulação de ar e sempre faça uma revisão de todos os benjamins de sua casa para verificar se eles não apresentam deterioração, folga ou qualquer anormalidade que coloque em risco sua instalação elétrica.

E sempre que tiver alguma dúvida de como proceder, converse com o seu eletricista.

Conheça a loja da Elbran, com dezenas de produtos elétricos especialmente escolhidos para a sua reforma ou construção. Acesse www.elbran.com.br.

 

Veja também

Qual a diferença entre corrente alternada e corrente contínua?

Em algum momento você deve ter ouvido falar sobre essas nomenclaturas, mas será que você …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *