Home / Elétrica / Filtro de linha, estabilizador ou nobreak… Qual escolher?

Filtro de linha, estabilizador ou nobreak… Qual escolher?

Pensando na atmosfera atual em que todas pequenas, médias e grandes empresas chegando até as pessoas mais comuns estão conectadas a diversos aparelhos eletrônicos que necessitam de uma fonte de energia seja no trabalho ou em casa, é importante ter certos cuidados principalmente quando pensamos em proteção elétrica e alguns dispositivos podem cuidar disso pra você.

Dentre os principais dispositivos para proteção elétrica podemos destacar três que são importantes e mais utilizados: o filtro de linha, o estabilizador e o nobreak. Cada um desses equipamentos tem uma funcionalidade distinta e também um uso específico.

Para te ajudar a escolher o melhor – e também te ajudar a economizar – o Blog da Elbran te explica melhor a diferença entre filtro de linha, estabilizador e nobreak. Confira!

Filtro de linha

Pode aparentar ser apenas mais uma extensão, mas não é. Além de ser uma régua de energia, o filtro de linha é equipado com um fusível, que ajuda a proteger os equipamentos ligados a esse filtro de um possível surto elétrico derivado de uma sobrecarga. Antes da sobrecarga chegar aos equipamentos elétricos, o fusível irá “queimar”, protegendo assim os seus eletrodomésticos.

Esse equipamento é muito utilizado com eletrodomésticos simples, como televisão, DVD, conversor de TV digital, decodificador etc.

Estabilizadores

Um nível acima dos filtros de linha, estão os estabilizadores. A principal função desse aparelho é, como o próprio nome diz, estabilizar a tensão na régua de saída, evitando assim que qualquer oscilação na rede seja passada para os equipamentos ligados a ele. O estabilizador é normalmente utilizado para a proteção de equipamentos mais sensíveis, como computadores, notebooks e celulares.

Nobreak

A palavra inglesa quer dizer “sem parar”, em tradução livre, e é exatamente o que esse equipamento faz. O nobreak, além de ser um estabilizador, tem uma bateria interna que consegue manter os equipamentos plugados e ele ligados por um breve período de tempo  em caso de queda de energia.

Esse equipamento também é muito utilizado com computadores e notebooks, pois permite que o usuário possa desligá-los de forma segura em caso de um possível apagão ou queda de energia.

E você, qual o melhor equipamento para a sua casa ou escritório? Conheça mais sobre filtros de linha, estabilizadores e nobreaks na loja da Elbran, em www.elbran.com.br

Veja também

Qual a diferença entre corrente alternada e corrente contínua?

Em algum momento você deve ter ouvido falar sobre essas nomenclaturas, mas será que você …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *